Agricultura de precisão: equipamentos importantes

A agricultura de precisão é a prática que pretende estabelecer melhores condições à agricultura através da geoestatística e da análise de dados dos terrenos. Para que haja melhora na plantação, alguns equipamentos tem se tornado imprescindíveis. O uso de drone multirotor é um deles.

Os drones para mapeamento servem para auxiliar o processo, desde o planejamento até o fim da colheita. Ele ajuda os agricultores a inspecionar a área de cultivo, medindo o vigor das culturas, além de possuir um sensor que entregam mapas como o de biomassa, que informa sobre infestação de pragas, plantas daninhas, modelos digitais de elevação, dentre outros.

Drone na construção civil: qual o modelo ideal?

Funções do drone na agricultura de precisão

Na agricultura de precisão, o drone não serve somente para mapeamento. Claro que o fato de somente um operador conseguir mapear milhares de hectares sozinho, e assim ter um plantio mais eficiente, é uma das maiores razões do uso do drone na agricultura. Mas, como todo fruto do avanço da tecnologia, os drones possuem outras inúmeras funções.

Drone para plantar sementes: o custo do plantio das sementes pode ser reduzido com a tecnologia dos drones. Além de que eles podem chegar em lugares de difícil acesso. Usando o drone para agricultura, o plantio das sementes fica quando 10 vezes mais rápido que o manual.

Drone para controle biológico: por conta dos sensores de alta tecnologia, os drones conseguem voar baixo para pulverizar inseticida em grandes e pequenas áreas. Os sensores multiespectrais conseguem capturar imagens em infravermelho se associados a softwares específicos de vegetação. Assim, o agricultor sabe exatamente qual cultura ele precisa combater.

Drone para análise da agricultura: como em outros setores, a obtenção e análise de informação ajudam a maximizar as operações, otimizar o tempo de trabalho e reduzir as chances de desastres. Através do drone na agricultura é possível detectar infecções, coletar informações sobre condições ambientais, localizar irrigação ruim e lugares onde o plantio não está crescendo.

Drone para mapeamento contínuo: grandes extensões de terras demoram a ser monitoradas. Levam-se dias e uma equipe gigantesca para mapear todo o território e manter a ordem de cada quadrado de colheita. O agricultor possui informações precisas e atualizadas e métricas que ajudarão a antecipar pragas ou evitar perdas.

Tipos de drone para agricultura

Uma vez que a agricultura de precisão trabalha com grande detalhamento no processo de gerenciar uma plantação, ela necessita de ferramentas que ofereçam tecnologia da informação.

O Batmap tem 150 minutos de autonomia de voo, estrutura em EPO, lente foco fixo 16mm, Câmera de 24.3 megapixels (Sony A6000), pouso de paraquedas, assistência técnica especializada, correção PPK. É um dos VANTs (veículo aéreo não tripulado) elétricos com maior capacidade de mapeamento do mundo em sua categoria.

Uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de aplicações em Fotogrametria e mapeamento é o Agisoft PhotoScan, um software de processamento de imagens digitais capaz de gerar modelos tridimensionais do terreno em alta resolução. Aliado à qualidade dos dados gerados pelo Batmap, proporciona imagens valiosas e de grande ajuda para a plantação.

O Spectral tem 60 minutos de autonomia de voo, frame dobrável para facilitar o transporte, gimbal de 1-eixo, GPS PPK. Ele é compatível com sensores Micasene RedEge, Parrot SEQUOIA e Sony RX0 RGB.

Onde encontrar drone para agricultura de precisão

Nossa missão é levar soluções modernas a lugares que precisam de mapeamento e monitoramento, minimizando os impactos negativos e maximizando os positivos. Nós seguimos a conduta proposta pelos órgãos DECEA, ANAC, Anatel e FAA, responsáveis pelas regulamentações dos sistemas aéreos não tripulados. Capacitamos profissionais para utilizar o drone para mapeamento e aproveitar todo o seu potencial. Conheça o trabalho da Nuvem UAV.

  • Share post