Drone na mineração: como ter mais resultados

A utilização de drones está cada vez mais presente em empresas de diferentes ramos, e executando diferentes funções. Na atividade mineradora, o uso do drone tem se tornando um grande aliado, oferecendo benefícios e soluções inovadoras para a atividade. Apesar de ser ainda pouco explorado no setor, o drone na mineração pode garantir maior agilidade, segurança e redução de custos. Ele deixou de servir para simples divertimento e tem se tornado cada vez mais sinônimo de evolução, promovendo avanço em empresas de diferentes direcionamentos.

Por permitir uma cobertura da aérea completa, chegando a lugares não acessíveis para análise por meio de métodos tradicionais com equipe em campo, o uso de VANT na mineração oferece mais dados, mais informações relevantes para operações precisas e, consequentemente, gera mais resultados.

O levantamento aerofotogramétrico com uso do drone permite registro de dados de forma ágil, detalhada e precisa, além de frequente atualização pela facilidade e agilidade de levantamento. O uso do drone na mineração possibilita acompanhamento, monitoramento e geração de produtos com base em dados coletados por meio das imagens capturadas pelo sensor. Os principais produtos gerados na mineração por meio do drone são:

Ortofoto: com propriedade de geolocalização, a ortofotografia é uma imagem que exibe objetos em vista ortográfica, permitindo a criação de mapas de atualização de cava, identificação visual de elementos e vetorização.

Nuvem de pontos: no levantamento aerofotogramétrico com drone é determinada uma nuvem de pontos que possibilita medições de coordenadas e cotas de uma área, geração de modelos digitais de elevação, imagens ortorretificadas e malhas tridimensionais.

MDS e MDT: MDS é o produto gerado para representação de todos os elementos e objetos sobre uma área superficial do solo. MDT é o gerado para representação da topografia do terreno, excluindo os elementos e objetos sobre o solo, como edificações, veículos, entre outros.

Cálculo de volume: o uso de drones para cálculos volumétricos tem proporcionado vantagens para as mineradoras, tanto no cálculo de volume de pilhas quanto para volume de poços ou massa a ser retirada de determinadas áreas. Isso é possível por meio de um software de processamento de imagens.

Além dos citados, produtos como perfil do terreno, simulação 3-D de recuperação ambiental e de avanços de lavra também podem ser realizados por meio da coleta por drone.

Vantagens do uso de drone na mineração

A utilização de drones para inspeção e monitoramento de áreas de mineração acarreta a redução de riscos. Além disso, com esse equipamento você pode obter um monitoramento completo e constante de diversas situações físicas e mecânicas da área que desejar por meio do sensor termal ou RGB, por onde é possível efetuar análises, fornecendo informações para, quando necessário, promover manutenções e estratégias, diminuindo a possibilidade de acidentes e problemas na produção.

O mapeamento por aerofotogrametria do terreno é normalmente efetuado por meio de aviões e helicópteros, e os drones vieram para tornar esse processo mais prático e rápido do que os métodos tradicionais.

O georreferenciamento exige levantamento de muitos dados e informações que demandam bastante tempo para serem coletados, mas com a utilização de drone esse processo é facilitado e tem seu tempo de coleta encurtado comparado ao método manual, já que é feito remotamente, sem a necessidade de locomoção.

No que diz respeito à segurança, com os drones é possível avaliar, por via aérea, áreas de risco onde outros tipos de equipamentos e profissionais não podem acessar, permitindo atitudes calculadas e minimizando o risco instalado, já que com o drone não é necessário ir a campo para identificá-lo.

Essa segurança também é garantida quando se fala em coleta de dados, que normalmente é feita com profissional em campo e em pontos altos e perigosos. Com o drone, esse trabalho é feito sem a necessidade da presença do profissional.

Com a substituição dos métodos tradicionais, o uso de drones provoca a minimização da presença humana, reduz o tempo de coleta de dados e possibilita a elaboração de produtos — o que, consequentemente, gera uma redução significativa dos custos.

Drones NUVEM UAV

A Nuvem UAV, além de possuir drones de grande autonomia, segue todas as diretrizes dos órgãos responsáveis pelas regulamentações dos sistemas aéreos não tripulados — DECEA, ANAC, Anatel e FAA —, sempre visando responsabilidade, transparência e credibilidade. São aeronaves com baixo índice de pós-venda; porém, quando necessário, garantimos um suporte rápido, especializado e com preço justo.

Os drones para mineração da Nuvem UAV se destacam no mercado nacional devido à sua capacidade de produção superior a dos concorrentes da mesma categoria — chegando, em alguns casos, a dobrar o rendimento hectare/dia se comparados com outros drones similares. A Nuvem UAV oferece suporte personalizado eficiente. Conheça mais benefícios e entre em contato.

  • Share post