Drone para agricultura

O uso de drone para agricultura vem ganhando cada vez mais espaço. Estima-se que 25% do faturamento mundial dos VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) seja no agronegócio, fazendo deste um dos setores que mais faz uso da tecnologia. Drone para agricultura

O drone para mapeamento possui muitas funções, sendo ideais para os produtores que buscam melhorar seu plantio ou criação, minimizando prejuízos e aumentando, consequentemente, sua lucratividade. Apesar de ainda ser uma novidade para alguns produtores brasileiros, o drone para agricultura oferece uma visão geral da lavoura ou do pasto, de diferentes ângulos. Por meio dessa ferramenta, o agricultor pode avaliar suas lavouras ou rebanho por diversas perspectivas, com a ajuda de câmeras e softwares especializados.

Diferentes usos do drone para agricultura

O mapeamento com drone pode ser feito para analisar a plantação e para detectação de pragas e doenças, falhas no plantio, excesso ou falta de irrigação e afins. Com a altura necessária, também é possível analisar a coloração das plantas. Devido à visão ampla que proporciona, o drone para mapeamento também é ideal para apresentar a melhor área de plantio, facilitando decisões após análises feitas nas imagens captadas. Por meio do sobrevoo de um drone para agricultura, é oferecida uma visão precisa de lugares que se encontram distantes e com difícil acesso. Sendo assim, com esses aparelhos, é possível chegar a locais de desmatamentos e, com a localização correta, combatê-los. Outro ponto importante é o controle de queimadas. A proximidade do fogo pode oferecer riscos para humanos, por isso o drone para topografia pode sobrevoar os incêndios, descobrir os focos do fogo e, com isso, ajudar a controlá-los.

Quais as vantagens do uso de drone para mapeamento?

O drone para topografia pode ser útil em tarefas de diversos setores. É uma ferramenta extremamente versátil, podendo ser um aliado na agricultura, mineração, engenharia civil e no controle ambiental. Ao contrário dos satélites, o drone para agricultura coleta imagens muito mais detalhadas. Com isso, o especialista consegue avaliar com mais clareza o que acontece com seu objeto de estudo. O drone para mapeamento é capaz de mensurar os estímulos físicos ou químicos de um alvo de interesse, fazendo isso de forma rápida e barata. Eles podem realizar levantamentos de dados das lavouras ou qualquer outra informação sobre os locais de interesse.

Custo-benefício do uso de drone para agricultura

O mapeamento com drone pode ajudar no controle de custos da propriedade, tendo em vista que o produtor rural realiza, por toda a fazenda, a aplicação de defensivos a fim de combater pragas e ervas daninhas. Por meio do uso de um drone para agricultura e de sua tecnologia de monitoramento, é possível identificar a área atingida precisamente, representando uma economia de até 80% nos gastos com agroquímicos. O retorno sobre o investimento do mapeamento com drone costuma ser rápido, alcançando números positivos em apenas uma colheita. Isso ocorre devido à prevenção de grandes perdas em consequência de um plano de ação incorporado. Além de reduzir o custo operacional, o drone para topografia possibilita uma gestão de dados e informações da plantação garantida, com detalhes, facilitando e agilizando decisões.

Como funciona o mapeamento com drone?

Atualmente, os drones para mapeamento contam com uma plataforma para processamento dos dados coletados. O levantamento topográfico com drone não é o fim do trabalho, mas o início. É necessário processar as imagens do voo para gerar dados, e então transformá-las em resultados.  Por meio desses dados são gerados os relatórios e análises relevantes para cada cultura. Quando o drone para agricultura completa a operação, ele retorna para a área de pouso. Então retira-se o cartão de memória da câmera e faz-se o download das imagens no computador. Essas imagens serão processadas em um software específico. Com a ortorretificação das imagens capturadas, gera-se o ortomosaico – com ele, é possível obter mapas de superfície, de terreno, animações em 3D, nuvem de pontos e por meio desses dados calcular, por exemplo, áreas, relevo, volumes e distâncias.

Melhor drone para agricultura

Os drones para agricultura da Nuvem UAV se destacam no mercado nacional devido à capacidade de produção superior aos concorrentes da mesma categoria — chegando, em alguns casos, a dobrar o rendimento hectare/dia se comparado com outros drones similares. A Nuvem UAV oferece suporte personalizado eficiente. Conheça mais benefícios e entre em contato.

  • Share post