Levantamento planialtimétrico: é possível fazer com drone?

Levantamento planialtimétrico é uma planta do terreno feita por um topógrafo profissional. Para esse tipo de serviço, é necessário um equipamento que forneça informações precisas. A finalidade dessas imagens é justamente gerar dados detalhados e com rapidez. É viável o uso de um drone para levantamento topográfico, pois os resultados obtidos são diferentes de outras ferramentas.

Drone para topografia

Para que haja um registro para análise, obras, minerações, plantios e estradas necessitam de um drone para mapeamento. A topografia com drone são dinâmicas e as imagens permitem o tratamento do Modelo Digital de Superfície que permite a obtenção do Modelo Digital do Terreno.

Vantagens do drone para levantamento topográfico

Os drones são, sem dúvida, muito mais produtivos quando o assunto é levantamento planimétrico. Ele auxilia grandes áreas, regiões de difícil acesso e risco e seus pontos são mais densos que os de outros equipamentos, revelando uma precisão de alta qualidade para as medições. O drone para topografia captura imagens que são usadas para análise de dados. Todas as características do terreno ficam evidentes e prontas para a utilização em estudos geológicos, trabalhos em agricultura, entre outros.

Depois de saber em quais estruturas os drones são necessários, conheça as vantagens de fazer levantamento topográfico com drone:

Capacidade de operar com apenas um homem: é possível fazer toda a topografia com drone com só uma pessoa no comando. Ela fica responsável por montar o equipamento, levantar e acompanhar o voo.

Imagens capturadas com maior detalhamento: quando é feito o levantamento topográfico do terreno, os pontos coletados na topografia normal só aparecem se cada ponto estiver ocupado individualmente. Já na topografia com drone para mapeamento, o é possível detalhar vários pontos do terreno em apenas um voo de poucas horas.

Maior produtividade: a autonomia de até 3 horas de voo, a câmera com alta resolução e a facilidade de adentrar a lugares inacessíveis e capacidade de cobrir uma área grande tornam o drone uma ótima escolha para aumentar a produção.

Economia de dinheiro e tempo: como apenas uma pessoa pode levantar voo e acompanhar o mapeamento, não há necessidade de contratar uma equipe, reduzindo o custo com hospedagem, translado, hora extra, alimentação e várias outras coisas.

Melhor drone para levantamento planialtimétrico

Não importa qual a estrutura que você deseja fazer um levantamento planialtimétrico, escolher um drone é a opção com maior custo-benefício.

Com 3 horas de autonomia de voo, o Batmap possui estrutura em EPO, lente foco fixo 16mm e câmera de 24.3 megapixels (Sony A6000) para imagens incríveis. Além disso, pouso de paraquedas, assistência técnica especializada e correção PPK. Em sua categoria, é um dos veículos aéreos nãos tripulados elétricos com maior competência de mapeamento do mundo.

Para desenvolver aplicações em Fotogrametria e mapeamento, o software Agisoft PhotoScan processa imagens digitais capazes de gerar modelos tridimensionais do terreno em alta resolução. Aliado à qualidade dos dados gerados pelo Batmap, proporciona imagens valiosas e de grande ajuda para a plantação.

Com 60 minutos de autonomia de voo e de fácil transporte por ter frame dobrável, esse drone é compatível com sensores Micasene RedEge, Parrot SEQUOIA e Sony RX0 RGB.

Onde encontrar drone para levantamento topográfico planimétrico

Na Nuvem UAV, você encontra dois tipos de drones para levantamento topográfico feitos para auxiliar o seu processo de mapeamento. Promovemos soluções inovadoras e tecnológicas por meio de métodos criteriosos de qualidade, visando atender com praticidade e confiabilidade às necessidades de nossos clientes. Além de oferecermos soluções tecnológicas, também capacitamos os profissionais para utilizar os drones.

Seguimos todas as diretrizes dos órgãos responsáveis pelas regulamentações dos sistemas aéreos não tripulados — DECEA, ANAC, Anatel e FAA —, sempre visando a responsabilidade, a transparência e a credibilidade.

  • Share post