Levantamento topográfico com drone: benefícios

Grandes áreas, sejam elas de plantação, construção ou mineração, levam algum tempo para serem mapeadas. Nesse mapeamento, uma equipe é designada para o levantamento topográfico, que exige tempo de mais de um dia e esforço manual para coletar pontos do terreno completo. Um drone para topografia ajuda a economizar dinheiro e horas de serviço, além de entregar resultados eficientes com imagens precisas em um curto período.

Levantamento topográfico com drone: benefícios

Levantamento topográfico com drone

As aeronaves chamadas drones também são conhecidas como VANT (veículo aéreo não tripulado). São controlados por controle remoto e os que realizam serviços topográficos possuem câmera embutida para captação de imagens aéreas a fim de gerar dados topográficos. Esse processo é rápido e as fotografias são detalhadas, excelente pra quem quer economizar recursos, diária de trabalho e tempo.

O drone auxilia em agricultura, ferrovias, estradas, mineração, construções e tudo que precisa ser acompanhado e analisado. Um exemplo é a agricultura, que precisa de informações precisas no pré-plantio, plantio e na colheita, inclusive sobre pragas. O drone é capaz de ajudar a identificar infestações que prejudicam a plantação.

As medições são rápidas, dinâmicas e as imagens permitem o tratamento do Modelo Digital de Superfície que permite a obtenção do Modelo Digital do Terreno. Assim, você entrega fotografias georreferenciadas de qualidade, com níveis alto de detalhes e produtividade.

Vantagens do drone para mapeamento

A coleta de informações do terreno pelos drones revolucionaram o levantamento planialtimétrico. Essa evolução tecnológica diminuiu os custos e aumentou as facilidades na operação e na logística. Antigamente o serviço de topografia era oferecido por empresas de mapeamento aéreo que possuíam aviões, sensores caros, pilotos, aluguel de hangar, bem alto custo com a manutenção.

Operação com apenas um homem: é possível fazer todo o mapeamento com drone com uma só pessoa que monte o equipamento e acompanhe o voo.

Imagens mais detalhadas: os pontos coletados no terreno para levantamento topográfico na topografia normal só acontecem se cada ponto estiver ocupado. Já na topografia com drone é possível detalhar muito mais terreno em um voo.

É mais produtivo: o drone possui autonomia em horas de voo, câmera com resolução alta, consegue cobrir uma grande área.

Economia de dinheiro e tempo: com a necessidade de apenas uma pessoa para levantar o voo do drone, há a redução de custos com equipe, hospedagem, translado, alimentação e várias outras coisas.

Regulamento para mapeamento com drone

Por serem considerados aeronaves, os drones precisam de regulamentação para levantar voo. No Brasil, o órgão responsável é o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). Para que haja voos de drones é necessário a autorização do Ministério da Defesa e as regulamentações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). Os voos englobam os mapeamentos aéreos, medições, computação e registro e análise de dados com sensores.

Melhor drone para agricultura

A agricultura de precisão é a prática de estabelecer melhores condições à agricultura através da geoestatística e da análise de dados dos terrenos. Os drones auxiliam desde o planejamento até o fim da colheita e conseguem entregar um resultado rápido por um preço barato. Os drones possuem um sensor que entregam mapas como o mapa de biomassa que informa sobre infestação de pragas, plantas daninhas, modelos digitais de elevação, dentre outros.

O Batmap tem 3horas  de autonomia de voo, lente foco fixo 16mm, Câmera de 24.3 megapixels (Sony A6000), pouso de paraquedas, assistência técnica especializada, correção PPK. É um dos VANTs elétricos com maior capacidade de mapeamento do mundo em sua categoria.

O Spectral têm 60m de autonomia de voo, frame dobrável para facilitar o transporte, GPS PPK. Ele é compatível com sensores Micasene RedEge, Parrot SEQUOIA e Sony RX0 RGB.

Esses modelos de drone para georreferenciamento você encontra no site da Nuvem UAV. Nossa missão é levar soluções modernas a quem precisa.

  • Share post