O que é agricultura digital? Como aumentar a produtividade com drones?

A agricultura digital, também conhecida como agricultura de precisão, é o sistema de produção que se baseia em tecnologia para ajudar na maior produtividade e na menor perda. Tudo isso com levantamento de dados precisos que auxiliam a criar um banco de informações fácil de ser gerenciado.

O que é agricultura digital? Como aumentar a produtividade com drones?

A vantagem desse tipo de agricultura é que garante maior assertividade nos trabalhos do campo, pois usa técnicas e equipamentos tecnológicos como drones, que permitem o mapeamento total da área e a tomada de decisões, a fim de contribuir para o planejamento da plantação se tornar mais fácil.

Essa atividade convencional não se utiliza de tanta tecnologia na agricultura, ainda preza pelas máquinas e equipes para realizar adubação, correção e outras práticas. A grande desvantagem, em relação aos insumos, é que ela não consegue acertar na quantidade necessária de controle biológico, por exemplo, por trabalhar com análises superficiais da área e médias aplicações.

Benefícios da tecnologia na agricultura

O uso de drone para agricultura de precisão engloba diversas utilizações. A primeira e mais famosa é o mapeamento, que fornece dados precisos sobre o terreno e pode ser integrado a outros diversos mapas sobre a colheita e sobre o índice de vegetação. Esse mapeamento com drone também revela informações sobre falhas ou doenças na plantação.

Os drones auxiliam na visão completa da área plantada, bem como fazem um serviço excelente quando o assunto é acompanhamento de safra. Desde o pré-plantio, fase em que se analisa o solo, as condições para a agricultura crescer e se mensura a área, o drone de alta autonomia já informa os dados em tempo real. Depois do plantio, o drone acompanha a eficiência da plantação, tudo isso para que o produtor tenha o mapa de saúde completo da sua lavoura.

A aplicação de controle biológico é outro benefício da agricultura digital. O controle biológico com drone libera os insumos apenas nos lugares em que a plantação realmente precisa, reduzindo gastos e sendo assertivo.

Com esse serviço aéreo, aumenta-se a produtividade e agilizam-se as correções em caso de levantamento de falhas ou doenças. Em resumo, utiliza-se o drone para:

  • Identificação de pragas, ervas daninhas e doenças
  • Controle biológico e pulverizações
  • Demarcação de terreno
  • Cálculo de áreas e volumes
  • Georreferenciamento
  • Curvas de nível
  • Índice de vegetação
  • Estimativas de produtividade

Equipamentos para agricultura digital

Na hora de escolher um drone para agricultura de precisão que atenda às suas necessidades, tenha em mente as diferenças e vantagens que cada um oferece.

O Batmap é um modelo asa fixa com estrutura em EPO e fibra de carbono que possui até 3 horas de autonomia de voo, lente de foco fixo 16 mm, câmera de 24.3 megapixels (Sony A6000), pouso de paraquedas que adiciona segurança ao equipamento e correção PPK.

O Spectral é um modelo multirrotor com estrutura em fibra de carbono, design compacto, frame dobrável que facilita o transporte, 60 minutos de autonomia de voo, decolagem e pouso automáticos, GPS PPK e é capaz de aplicar o controle biológico. É 4x mais eficiente que os drones convencionais, pesando apenas 2,4 kg.

Onde encontrar drone para agricultura

A Nuvem UAV oferece os melhores equipamentos, além do melhor custo-benefício em VANT para agricultura com excelente atendimento. Os nossos drones se destacam no mercado nacional devido à sua capacidade de produção superior a dos concorrentes da mesma categoria — chegando, em alguns casos, a dobrar o rendimento hectare/dia se comparados com outros drones similares.

Nossa missão é levar soluções modernas a lugares que precisam de mapeamento e monitoramento, minimizando os impactos negativos e maximizando os positivos.

A Nuvem UAV oferece suporte personalizado eficiente. Entre em contato e conheça mais benefícios.

  • Share post