O que é VANT?

Muito se ouve falar sobre o VANT com o nome de drone. Mas o que é VANT? O veículo aéreo não tripulado é um equipamento usado para fins profissionais e comerciais, como pesquisas, levantamentos planialtimétricos, entre outros. Essa nomenclatura é atual, pois, no passado, todos os veículos aéreos eram tripulados, como helicópteros e aviões. Mas quando surgiram os veículos com controle remoto, nasceu também a necessidade de se usar outro termo.

O que é VANT?

Os veículos tripulados continuam exercendo a função de mapeamento, assim como os drones, porém eles só são utilizados em casos de grandes áreas, que exigem câmeras pesadas demais, enquanto os VANTS para mapeamento são acoplados com, também, câmeras de alta precisão, mas com sensores leves.

A diferença entre VANT e drone

Algumas pequenas diferenças fazem do VANT para topografia um serviço diferente do drone. Por lei, os drones são considerados modelos aéreos para recreação, ou seja, você pode comprar o seu em qualquer lugar, físico ou on-line, e usá-lo para fins de lazer — sempre seguindo as normas estabelecidas pelos órgãos regulamentadores, como não levantar voo em área com densidade de pessoas nem perto de aeródromos, pois pode causar acidentes.

Já os VANTS, têm um propósito profissional de mapeamento e pesquisa, e necessitam transportar cargas úteis, como câmeras de filmagem. A diversidade na nomenclatura não exclui o nome popular de drone, apesar da confusão de significados.

Uso do VANT para mapeamento

O mapeamento é muito importante para o acompanhamento do negócio. Na agricultura, o VANT pode ser usado em todas as etapas: arrendamento, pré-plantio, para controle biológico a fim de eliminar as pragas, acompanhamento da safra e também para verificar a saúde das plantas e a detecção de doenças. Na pecuária, a contagem do rebanho, o acompanhamento da pastagem, o monitoramento dos animais e a vigilância são algumas das atividades executadas pelos VANTS. Em construções civis, a topografia com drone visa chegar aonde é perigoso para uma equipe ou a locais de difícil acesso. Também é usado para acompanhar a evolução da obra, bem como fotografar e filmar a fim de vender o espaço aos clientes.

Outra vantagem do VANT para mapeamento é que ele facilita a tomada de decisões. Como levanta dados rapidamente, também encontra falhas e isso ajuda a resolver os problemas com mais precisão.

O que é VANT? Qual o melhor para topografia?

O modelo Batmap oferece facilidade na operação, pois possui 3 horas de autonomia, pouso e decolagem automáticos e pode mapear até 10 mil hectares em um único voo com uma câmera de 24.3 mp e foco fixo. Além disso, integra PPK à correção RTK pós-processada e acompanha em seu kit uma base GPS L1 responsável por corrigir as coordenadas do GPS embarcado na aeronave logo após o voo.

Já o modelo Spectral, da Nuvem UAV, conta com o diferencial de possuir um dispenser automático de controle biológico, capaz de fazer uma varredura na agricultura e liberar o agente biológico para combater pragas. Possui também uma autonomia surpreendente com asas rotativas preparadas para voar durante 60 minutos (em condições reais) carregando um sensor multiespectral, quase 4x mais tempo de voo do que os drones convencionais, com velocidade de cruzamento de 8 m/s. Foi desenvolvido com frame dobrável, o que facilita seu transporte e de todos os itens necessários para operação em sua HardCase.

VANT para mapeamento: onde comprar

Com atendimento personalizado e equipamentos de alta qualidade, a Nuvem UAV é a melhor escolha para adquirir o seu VANT. Oferecemos soluções tecnológicas e capacitamos os profissionais para utilizar os drones e aproveitar todo seu potencial com eficiência. Conheça quem mais entende quando o assunto é drone.

  • Share post