VANT e drones: qual a diferença?

A palavra drone caiu no gosto dos brasileiros. Embora parecidos, os VANTs (veículos aéreos não tripulados) e os drones possuem algumas diferenças. É necessário deixar claro que, antigamente, todos os veículos aéreos eram tripulados e com o surgimento dos veículos conduzidos por controle remoto, houve a necessidade de separá-los em uma nova categoria.

VANT e drones: qual a diferença?

De acordo com a lei, os drones são aeromodelos para fins recreativos, para lazer, diversão e usados como hobby. Eles podem ser comprados por qualquer pessoa, desde que siga as normas previstas no regulamento de voo dos drones, como não voar perto de aeródromos nem de área com alta densidade de pessoas. Já os VANTs, possuem seus propósitos voltados aos fins profissionais, como o levantamento de dados e pesquisas, e têm a obrigatoriedade de transportar uma carga útil, como uma câmera de filmagem.

Apesar das divergências quanto à nomenclatura, o nome popular drone é altamente utilizado por empresas que vendem VANTs porque é como o equipamento é mais conhecido.

Utilização de VANTs e drones para mapeamento

Uma das maiores especialidades dos VANTs e drones na atualidade é o mapeamento. Seu uso abrange desde agricultura e pecuária até construções civis e minerações. Os VANTs para topografia fornecem maior detalhamento do terreno, agilidade, precisão, praticidade e custo-benefício, além da segurança de não causar acidentes graves.

Na agricultura, podem ser usados para acompanhamento de safra e até para dispensar controle biológico a fim de combater as pragas. Na pecuária, a contagem de rebanho e demarcação de terreno são serviços que um VANT executa. Na construção, carrega a função de entrar em lugares difíceis e insalubres para acompanhar o andamento da obra e também pode se tornar uma arma de marketing fundamental para fotografar e filmar o ambiente e vender o espaço aos clientes.

A principal vantagem de se usar drone para agricultura é que ele demanda menos dias de trabalho do que se fosse contratada uma equipe para mapeamento manual. O VANT consegue cobrir uma área em menos tempo e, com isso, gastos são economizados em: contratações de equipe, hospedagem, translado, alimentação e várias outras coisas.

Melhor drone para mapeamento

Ao adquirir VANTs e drones, deve-se considerar alguns critérios para que o equipamento seja perfeito para as necessidades que você deseja. Conheça as funções empregadas aos dois drones da Nuvem UAV:

O Batmap é um asa fixa com até 3 horas de voo que oferece precisão sem pontos de controle, com PPK (correção RTK pós-processada) e acompanha em seu kit uma base GPS L1 responsável por corrigir as coordenadas do GPS embarcado na aeronave logo após o voo. Possui câmera RGB de 24.3 megapixels (Sony A6000) que garante imagens sem distorções e nítidas.

O Spectral é um multirrotor que garante praticidade porque possui frame dobrável para facilitar o transporte e conta com uma HardCase com todos os itens. Em condições reais, é capaz de voar durante 1 hora com um sensor multiespectral, quase 4x mais tempo que os drones convencionais, e com velocidade de cruzamento de 8 m/s.

Onde comprar VANT para mapeamento

A tecnologia Nuvem UAV auxilia a melhorar o retorno sobre seus investimentos, seja na agricultura, na pecuária ou em qualquer outra área que necessite de mapeamento. Com os nossos drones, produz-se mais por área e gasta-se menos com equipe e tempo.

Possuímos atendimento personalizado e eficiente para lhe ajudar a escolher o drone que mais combina com o seu negócio. Levar soluções modernas a lugares que precisam de mapeamento e monitoramento, minimizando os impactos negativos e maximizando os positivos, é a nossa missão.

Todos os nossos drones seguem à risca a conduta proposta pelos órgãos DECEA, ANAC, Anatel e FAA, responsáveis pelas regulamentações dos sistemas aéreos não tripulados.

  • Share post